A Casa do Sol Pe. Luis Lintner

 

A Casa do Sol Pe. Luis Lintner é uma instituição sem fins lucrativos que tem como objetivo principal a formação integral de crianças e jovens, moradores das áreas mais desfavorecidas de Cajazeiras V, na cidade de Salvador. Nela são realizados vários projetos educativos e artísticos, sempre buscando o envolvimento e a participação da família e da comunidade.

A Casa do Sol foi criada em 1997, pelo então pároco da comunidade de Cajazeiras, Pe. Luis Lintner, que preocupado com a realidade das crianças e adolescentes, apostou na criação de uma entidade que pudesse oferecer o contrário do que a situação mostrava: carência de condições saudáveis de vida, educação de péssima qualidade e falta de oportunidades de desenvolvimento pleno principalmente de crianças, adolescentes e jovens. O seu fundador foi assassinado dentro do próprio bairro, contudo a instituição permaneceu presente com a sua atuação na comunidade.

A sua missão é a de proporcionar um espaço formativo à população mais desfavorecida do bairro Cajazeiras, no desejo de desenvolvimento pleno de suas capacidades e na conquista da participação dos direitos sociais, em que cada pessoa se torne sujeito de transformação e de construção de relações igualitárias. 

As ações da Casa do Sol Pe. Luís Lintner tem como objetivo oferecer propostas educativas que favoreçam o crescimento harmônico de cada sujeito atendido nos seus aspectos bio-psico-social, buscando desenvolver atitudes responsáveis e comprometidas com a própria família, a comunidade, os mais desfavorecidos, o ambiente e o próprio País. Um dos desafios da Casa do Sol é criar formas de acompanhamento que possibilitem que crianças e jovens cadastrados em seus projetos possam concluir sua formação escolar básica, necessária para sua inserção no mercado trabalho e na universidade.